Unicef quer combater violência contra crianças

Ouvir /

Diretor-executivo da agência da ONU quer atenção especial sobre menores que sofrem violência e abusos no mundo inteiro; Anthony Lake afirmou que todos têm a responsabilidade de relatar qualquer tipo de maus tratos.

Violência contra menores de idade acontece de várias formas. Foto: Unicef

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, quer combater a violência e os abusos sofridos pelas crianças em todo o mundo.

O diretor-executivo da agência da ONU fez o anúncio para marcar o Dia Universal das Crianças, esta quarta-feira 20 de novembro.

Abusos

Anthony Lake afirmou que "os abusos geralmente ocorrem nas sombras, despercebidos, não declarados e, o pior, aceitos".

O chefe do Unicef disse que todos têm a responsabilidade de transformar o invisível em visível.

Segundo Lake, isso vai desde o governo ao criar e implementar leis que proíbam a violência contra crianças até o cidadão comum, que deve se recusar a manter o silêncio se forem testemunhas ou suspeitem de abusos.

Violência

O Unicef explicou que a violência contra os menores de idade acontece de várias formas, incluindo a violência doméstica, abusos sexuais e práticas rígidas de disciplina. Geralmente, ela ocorre em situações de guerras ou conflitos e pode causar danos físicos e psicológicos na criança.

Lake declarou que nenhuma sociedade pode ignorar a violência contra os menores.

Entre as formas de combate à violência estão o apoio aos pais, famílias e outros responsáveis pelo cuidado das crianças e campanhas educativas para mudar as atitudes e normas sociais que toleram a violência e discriminação.

Além disso, são necessárias também campanhas para ensinar as crianças a se protegerem da violência e fortalecer e aplicar políticas e leis que protejam os menores de idade.

O Unicef lançou a campanha #ENDViolence Against Children no início deste ano. A iniciativa pede que o público reconheça a existência do problema e encoraje o apoio e a participação de todos no combate a essa questão global.

O Dia Universal das Crianças marca a adoção da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, em 1989. 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930