Secretário-Geral saúda acordo sobre programa nuclear do Irã

Ouvir /

Ban Ki-moon parabeniza negociadores pelo "progresso" alcançado em Genebra; governo iraniano concordou em reduzir suas atividades nucleares.

Planta nuclear no Irã. Foto: Aiea/Paolo Contri

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral das Nações Unidas congratulou o acordo interino alcançado sobre o programa nuclear do Irã. As negociações terminaram na madrugada deste domingo, hora local em Genebra, entre o governo iraniano, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha.

Em nota divulgada por seu porta-voz, Ban Ki-moon parabeniza os negociadores "pelo progresso feito". Ban acredita que esse pode ser o "começo de um acordo histórico para o povo e nações do Oriente Médio e além."

Confiança

O chefe da ONU apela aos governos envolvidos no caso que façam todo o possível para avançar com esse "começo encorajador", segundo ele, criando confiança mútua e permitindo que as próximas negociações ampliem o âmbito desse acordo inicial.

Ban Ki-moon também reafirma seu "compromisso inabalável" em reforçar o desarmamento nuclear e a não-proliferação de armas. O Secretário-Geral pede à comunidade internacional que apoie o processo alcançado com o Irã, que caso seja bem sucedido, pode beneficiar todos no longo-prazo, afirma Ban.

Preocupação

O programa nuclear do Irã é motivo de preocupação internacional desde 2003, quando foi descoberto que o país mantinha atividades nucleares por 18 anos. As autoridades iranianas afirmam que o programa tem fins pacíficos, mas outros países acreditam que há intenções militares.

Com o acordo interino firmado em Genebra, válido por seis meses, o Irã se compromete a reduzir suas atividades nucleares, em troca do alívio de sanções econômicas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031