Portugal une-se à Unesco para promover ciências em países lusófonos

Ouvir /

Ministro da Educação e Ciência português, Nuno Crato, disse à Rádio ONU que iniciativa quer apostar em disciplinas que são "fundamentais para o desenvolvimento"; mas segundo Crato, os cientistas têm que ser bilíngues.

37ª. sessão da Conferência Geral da Unesco em Paris. Foto: Unesco

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Portugal anunciou uma iniciativa com a Unesco para promover projetos de ciências para pesquisadores e acadêmicos de língua portuguesa.

A criação do Centro Internacional de Lisboa, dedicado a ciências básicas, foi divulgada pelo ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato, em Paris, onde ocorre a 37ª. sessão da Conferência Geral da Unesco.

Bilíngues

Crato contou que a agência da ONU irá contribuir com apoio técnico para o Centro. Segundo agências de notícas, a formalização da iniciativa ocorrerá neste sábado.

Em entrevista à Rádio ONU, de Paris, o ministro português explicou que a proposta abrange todos os países lusófonos. Para ele, o Centro Internacional irá ajudar ainda a aumentar a presença do português no espaço acadêmico, mas lembrou que para executar seu trabalho, os pesquisadores têm que ser bilíngues.

Comunicação

"Claro que a ciência em português é um projeto que nos acarinhamos. É um projeto que tem valências muito interessantes e que sobretudo pode facilitar a comunicação entre os pesquisadores, os cientistas e os acadêmicos dos nossos países e por isso é um projeto muito importante."

Nuno Crato contou ainda que a iniciativa será realizada em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, que também tem sede em Lisboa.

A primeira ação do Centro será o financiamento de bolsistas de mestrado e doutorado em Cabo Verde. O projeto conta com o financiamento do Brasil e de Portugal.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930