PMA entrega tonelas de arroz e de biscoitos energéticos nas Filipinas

Ouvir /

Ajuda de emergência da ONU entra na terceira semana, após a passagem do tufão Haiyan; OMS e governo começam campanha de vacinação em massa contra sarampo e pólio. 

Famílias filipinas aguardam entrega de alimentos. Foto: PMA

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A resposta de emergência da ONU nas Filipinas entra na terceira semana, com o Programa Mundial de Alimentos, PMA, utilizando aviões, barcos e caminhões para garantir a entrega de itens para a população afetada pelo tufão Haiyan.

Segundo o PMA, já foram enviadas 4 mil toneladas de arroz e 127 toneladas de biscoitos energéticos. Os aviões são utilizados para a entrega em ilhas remotas na costa de Guiuan e Iloilo, e algumas dessas áreas de difícil acesso estão recebendo assistência pela primeira vez desde o desastre.

Cobertores e Água

Na segunda-feira, um navio cargueiro chegou a Tacloban, uma das cidades mais afetadas pelo tufão, levando tendas, cobertores, kits para água potável e galões de combustível.

Uma equipe do PMA também está fornecendo internet, comunicação por rádio e pontos para impressão de documentos para cerca de 1 mil trabalhadores humanitários.

O custo das operações para os próximos seis meses é de US$ 103 milhões, sendo que a maior parte, US$ 88 milhões, será usada para entrega de alimentos e o restante, para serviços de logística e de telecomunicações.

Vacinas

Em Tacloban, o governo das Filipinas iniciou esta terça-feira uma campanha de vacinação em massa contra sarampo e pólio, que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde e do Fundo da ONU para a Infância, Unicef.

As crianças recebem a vacina e também suplementos de vitamina A, para ajudar na imunização contra infecções. Mais de 30 mil menores devem ser beneficiados com a campanha.

As crianças, que têm cinco anos de idade ou menos, são imunizadas e passam por um teste para saber se estão desnutridas e se precisam de tratamento apropriado.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031