ONU lança publicação infantil para combater violência a crianças

Ouvir /

"Versão Amigável" apresenta o Protocolo das Nações Unidas sobre Venda de Crianças, Prostituição e Pornografia Infantis com uma linguagem fácil para os leitores mirins.

Combater abusos e crimes sexuais contra crianças. Foto: Unicef

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas estão lançando nesta quarta-feira uma nova publicação para combater abusos e crimes sexuais contra crianças.

O lançamento coincide com o 24º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e com o Dia Universal das Crianças, neste 20 de novembro.

Mundo Melhor

A representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, falou à Rádio ONU sobre a iniciativa.

"Nós esperamos que os países nos ajudem a traduzir esta publicação e nos ajudem a difundir esta nova publicação e a traduzi-la em todas as línguas do mundo para que as crianças sintam que nós estamos a celebrar com elas. E não somente aqui nas Nações Unidas, de uma forma muito distante que não faça a diferença na vida as meninas e dos meninos que por esse mundo afora olham para nós com muita esperança de um mundo melhor."

Segundo as Nações Unidas, milhões de crianças em todos os países e em todas as classes sociais sofrem com violência e abuso. A representante especial de Ban Ki-moon diz que não há dados precisos sobre o número casos porque muitas pessoas não denunciam ou tendem a não notificar as violações para "proteger os menores de constrangimentos."

Rapidez

Há crimes que ocorrem dentro de quatro paredes dificultando a denúncia.

Marta Santos Pais afirmou que o risco de crimes sexuais contra crianças aumenta com a era digital por causa da rapidez na transmissão de fotos e outros dados sobre menores.

"Sobretudo hoje em dia com o acesso às novas tecnologias, o acesso à internet, as fotografias que são tiradas com telefone celular e são transmitidas numa fração de segundo para milhares de pessoas, o risco da exploração e do abuso da criança, obviamente, tende a crescer."

O objetivo das Nações Unidas é fazer com que os governos adotem a publicação nas escolas como parte do ensino regular. A organização também espera que os países possam ajudar a traduzir a publicação para o maior número possível de línguas estrangeiras.

Clique aqui para conferir a publicação em inglês: http://srsg.violenceagainstchildren.org/sites/default/files/children_corner/RaisingUnderstanding_OPSC.pdf

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930