EUA seguem com convenção para prevenir envenenamento por mercúrio

Ouvir /

Pnuma fala de benefícios para grande parte dos habitantes do planeta do documento assinado por 93 países; iniciativa fortalece esforço internacional para reduzir as emissões do metal pesado na atmosfera.

Convenção tem como objectivo prevenção do envenenamento por mercúrio.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*   

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, realçou esta segunda-feira os benefícios a serem colhidos por quase todos os habitantes do mundo com as provisões da Convenção para prevenir o envenenamento por mercúrio.

Em comunicado, o chefe da agência, Achim Steiner, elogiou a decisão norte-americana de firmar e ratificar a iniciativa que reforça o empenho internacional para reduzir as emissões do metal na atmosfera.

Mineração

A Convenção determina o controlo e a redução de uma série de produtos, processos e indústrias que usam o mercúrio. O tratado lida diretamente com as atividades de mineração, exportação e importação do metal e de como armazenar com segurança o mercúrio que é descartado.

O tratado, que é visto como uma importante conquista para a saúde no mundo inteiro, deve entrar em vigor após ter sido ratificado pelos parlamentos de 50 países.

Problemas

Entre os impactos do metal nos seres humanos estão problemas na tireoide e no fígado, tremores e irritabilidade. A poluição causada pelo mercúrio provoca também problemas no coração e nos olhos além da perda de memória.

Segundo o Pnuma, identificar as populações que correm maior risco de contaminação e melhorar a formação dos profissionais de saúde para tratar de tais casos vão resultar da adoção do documento.

A Convenção Minamata foi adotada em outubro em Kumamoto, no Japão, tendo recebido a designação por representar o local onde milhares de pessoas morreram envenenadas por mercúrio em meados do século 20.

De acordo com o Pnuma, 93 países já assinaram o documento e os Estados Unidos estão entre os primeiros a ratificá-lo.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031