Dia Mundial da Filosofia destaca importância de sociedades inclusivas

Ouvir /

Para a Unesco, data traz "oportunidade única" para se refletir sobre o "desafio contemporâneo" de aliar inclusão em um planeta sustentável; em Paris, filósofos participam de mesa redonda sobre o tema.

Dia Mundial da Filosofia. Foto: Unesco

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Neste 21 de novembro, a ONU comemora o Dia Mundial da Filosofia, que este ano tem como tema "Sociedades Inclusivas, Planeta Sustentável".

Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, a data oferece uma "oportunidade única de reflexão sobre esse desafio contemporâneo".

Respeito

O presidente do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto, José Meirinhos, explicou à Rádio ONU, da cidade portuguesa, como a filosofia pode contribuir para a inclusão social.

"É discutindo, é pensando, que as sociedades inclusivas se vão construindo, isto é, compreendendo no outro um igual a cada um de nós, e que juntos se constrói aquilo que é a nossa responsabilidade, criar um mundo onde todos possam ter a sua oportunidade, onde todos aprendam, onde todos contribuam para uma sociedade que valorize o lugar e o papel de cada um."

Na sede da Unesco, em Paris, a celebração será marcada por uma mesa redonda com a participação de filósofos e acadêmicos de reputação internacional, como Tanella Boni, da Côte d'Ivoire, Ionna Kuçurdi, da Turquia e Yves Charles Zarka, da França. Eles vão compartilhar suas visões e experiências sobre inclusão e respeito à diversidade cultural.

O debate será aberto pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e terá como foco o aumento das desigualdades entre ricos e pobres e o desenvolvimento sustentável.

Nova Era

Na opinião da diretora da agência, "a globalização, as atividades humanas e o rápido desenvolvimento de novas tecnologias estão ofuscando as fronteiras sociais, humanas e naturais".

Bokova lembra que a ação humana é a principal força da evolução do sistema planetário, que deu origem à Era Antropocena, marcada pela interferência dos seres humanos no meio ambiente.

Minorias

Os participantes vão discutir ainda os conceitos de justiça social, solidariedade, exclusão e inclusão em diferentes sociedades e grupos vulneráveis, como indígenas, migrantes, refugiados e pessoas com deficiência.

Segundo a Unesco, entre as questões a serem exploradas no Dia Mundial da Filosofia, estão a existência de princípios éticos ou morais que precisam ser levados em conta em políticas de combate à exclusão e como a filosofia pode contribuir para identificá-los.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031