Brics e Unesco anunciam cooperação na área de educação global

Ouvir /

Agência da ONU diz que países do grupo têm enorme potencial de influenciar as tendências do setor; ministro da Educação brasileiro, Aloizio Mercadante, propôs encontro regular do bloco sobre o tema.

Educação para todos até 2015.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Os ministros da Educação dos países que formam o grupo Brics estão em Paris, na França, para debater mais cooperação no setor. O grupo conta com Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

O encontro está ocorrendo à margem da 37ª. sessão da Conferência Geral da Unesco. O Brasil está sendo representado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Treinamento

Pela proposta, os países dos Brics compartilharão dados, treinamento vocacional e técnico e avaliação de práticas de ensino entre outros pontos.

A Unesco e os Brics estão debatendo ainda o uso da tecnologia de informação e comunicação na educação como uma área prioritária.

Segundo a diretora-geral da agência, Irina Bokova, os países do grupo têm potencial para influenciar as tendências da educação global.

Presidência Rotativa

Para a Unesco, os Brics têm ainda um papel de liderança no progresso da educação. A agência lembrou a força de ações coletivas na troca de experiência e iniciativas para o desenvolvimento apresentadas pelos países.

Em 2014, o Brasil deverá assumir a presidência rotativa dos Brics. Para o ministro Aloizio Mercadante, os países devem se reunir anualmente sobre o tema num encontro de cúpula, que antecederá a conferência geral da Unesco, que ocorre em Paris.

Os cinco países concordaram ainda em estabelecer um mecanismo permanente de cooperação em educação e convidaram a Unesco para desempenhar um papel central no apoio da iniciativa.

A Unesco afirma que a parceria dos Brics irá dar um novo fôlego aos esforços da agência para alcançar educação para todos até 2015.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031