Unicef considera "abominável" ataque contra escola primária no Iraque

Ouvir /

Pelo menos 10 crianças morreram no norte do país com explosão de caminhão em frente ao parquinho onde os menores brincavam; representante da ONU para Crianças e Conflitos Armados também condenou o ataque.

Leila Zerrougui

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está condenando um ataque contra uma escola primária em Tal Afar, no norte do Iraque. Pelo menos 10 crianças e um professor morreram e dezenas ficaram feridas, após um homem detonar um caminhão com explosivos em frente ao parquinho da escola.

Para o Unicef, o ataque "é um ato abominável de ódio e uma afronta a todas as crianças do Iraque". A agência da ONU destaca que escolas "são locais de paz, onde os menores devem ter o direito de brincar e aprender com segurança".

Responsabilidade

A representante especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados também condenou o ataque. Leila Zerrougui, que está em viagem oficial ao Brasil, fez um apelo aos líderes políticos, religiosos e civis, para que encontrem uma maneira de acabar com a violência.

Zerrougui lembrou que a proteção dos menores e dos locais onde elas aprendem é de responsabilidade coletiva. Em um comunicado, a representante afirma que "matar ou ferir deliberadamente crianças é terrível".

Alvos

A representante de Ban Ki-moon destaca que a ação contra a escola iraquiana é uma grave violação dos direitos das crianças. Zerrougui cita que a violência no país não poupa nenhuma pessoa ou local e nas últimas semanas, crianças e civis têm sido alvo de ataques.

Segundo a Missão da ONU de Assistência ao Iraque, Unami, aproximadamente mil iraquianos foram assassinados e mais de 2 mil ficaram feridos em "atos de terrorismo e violência" somente em setembro.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930