Turismo internacional ganha força por causa da Europa

Ouvir /

OMT afirmou que aumento foi de 5% aproveitando o bom desempenho também registrado na Ásia, no Pacífico e no Oriente Médio; agência da ONU disse que só neste ano movimento atingiu 747 milhões de turistas no mundo; brasileiro é um dos que mais gasta no exterior.

Turquia. Foto: Banco Mundial/Scott Wallace

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial do Turismo, OMT, afirmou que a demanda pelo turismo internacional aumentou 5% de janeiro a agosto de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o relatório da agência da ONU, o número de turistas internacionais chegou a 747 milhões, 38 milhões a mais do que durante os oito primeiros meses de 2012.

Turistas

Entre os países que mais ganharam com as compras dos turistas estão a Tailândia, China, Turquia, Japão e Grã-Bretanha. Ainda na lista aparecem Grécia, Índia, Malásia e Estados Unidos.

O relatório da OMT não dá valor, mas mostra que os turistas que mais gastam são os chineses, seguidos dos russos e logo atrás os brasileiros.

Em comparação, os mais econômicos são os canadenses, britânicos, franceses e americanos. Neste ano, os turistas japoneses, australianos e italianos gastaram menos do que em 2012.

Desempenho

Segundo os especialistas da OMT, o resultado foi alcançado graças ao bom desempenho registrado, principalmente na Europa, mas também no Oriente Médio, na Ásia e na região do Pacífico.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou que enquanto o crescimento da economia global está lento, o turismo internacional continua atingindo resultados acima da média na maior parte do mundo.

Empregos

Ele afirmou que esse desempenho cria novos postos de trabalho e ajuda a economia local. Rifai disse que isso é muito importante na Europa, onde o desemprego representa uma grande preocupação.

Depois de um bom começo do ano, o turismo internacional conseguiu manter a força durante a alta temporada no Hemisfério Norte.

A OMT informou que em números absolutos, as chegadas de turistas internacionais passaram de 125 milhões em julho e agosto. Junho foi o primeiro mês a registrar chegadas de mais de 100 milhões de turistas estrangeiros.

Movimento

Depois da Europa, a maior beneficiada com o fluxo de visitantes internacionais, as regiões da Ásia-Pacífico e da África também viram seus números aumentarem.

No Oriente Médio, por exemplo, depois de dois anos de queda, os turistas estão voltando à região.

Nas Américas, o resultado foi mais modesto com uma alta de apenas 3%. O melhor desempenho aconteceu na América do Norte, especificamente, com um aumento de 4%.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031