Sudão: Conselho de Segurança apreensivo com iminente difusão da pólio

Ouvir /

Órgão diz-se alarmado e apela ao governo sudanês e ao grupo armado Spln-norte que resolvam as suas diferenças permitindo o acesso para a vacinação; cerca de 165 mil crianças estão em risco.

Campanha de duas semanas.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança expressou "alarme e grande preocupação" com a ameaça iminente de propagação da poliomielite a partir da área fronteiriça sudanesa de Kordofan Sul.

O órgão refere, num comunicado emitido nesta sexta-feira, que o Corno de África já regista um surto contínuo da doença.

Crianças

O Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, indica que a ameaça afeta mais de 165 mil crianças nas áreas de Kordofan Sul e Nilo Azul, devido à falta de vacinação por mais de dois anos.

A reação do Conselho segue-se ao informe do subsecretário-geral para a Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, e de outros responsáveis da organização sobre a situação no Sudão e no Sudão do Sul.

Os Estados-membros advertem que a não-vacinação agrava o risco de propagação da doença, para a qual a comunidade internacional tem feito grandes progressos para eliminar.

Diferenças

Um apelo foi lançado ao Governo do Sudão e ao Movimento de Libertação do Sudão-Norte, Splm-n, com vista à resolução urgente das diferenças em torno de planos técnicos necessários.

Para o Conselho, os pontos que devem debatidos incluem a passagem segura, a implementação da campanha de vacinação contra a poliomielite, como foi proposta por entidades da ONU, logo que possível.

Vacinação

Conforme os planos, a campanha de duas semanas de vacinação no Kordofan do Sul e no Nilo Azul deve ter início a 5 de novembro.

Os membros do Conselho de Segurança reiteraram o apoio ao trabalho da ONU e pediram a intervenção do Secretário-Geral, com ambos os lados, para que seja garantida a vacinação completa nas próximas semanas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930