Segundo estudo, ar poluído contém agentes que causam câncer

Ouvir /

Agência especializada da OMS afirma que poluição pode causar câncer de pulmão e aumentar os riscos de câncer de próstata; em 2010, mais de 220 mil mortes pela doença ocorreram pela exposição ao ar poluído.

Poluição do ar. Foto: Pnuma

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer, Iarc, que pertence à Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que casos de câncer de pulmão e de bexiga podem ser causados pela exposição ao ar poluído.

A agência lembra que a poluição do ar é conhecida por aumentar os riscos de várias doenças respiratórias e do coração. Mas estudos recentes indicam que em 2010, mais de 223 mil mortes por câncer de pulmão foram resultantes do ar poluído.

Controle

A Iarc prevê que no mundo todo, os casos de câncer possam chegar a 25 milhões nos próximos 20 anos. De Genebra, a médica da OMS, Regina Ungerer, afirmou à Rádio ONU que a população deve estar mais alerta.

"O que se pode fazer, e onde os indivíduos e as comunidades podem interferir, é solicitando e demandando dos seus governantes e das próprias indústrias que emitem esse tipo de partícula, que controle-se mais a quantidade de partículas por metro cúbico de ar ou que, na eventualidade de estar muito acima, que elas tenham que fechar as suas portas por um tempo. Existem alguns processos que estão relacionados com a regulamentação".

Transportes

O estudo da Iarc revela que os maiores níveis de poluição do ar são registrados em nações com "rápida industrialização e grande população." A agência destaca que os maiores vilões que causam a poluição são os transportes, emissões industriais e agrícolas, aquecimento residencial e geração de energia.

O diretor do Iarc,  Christopher Wild, disse que a classificação da poluição do ar como cancerígena para os seres humanos é um passo importante.

Ele revelou que há formas eficazes para reduzi-la, realçando que o relatório deve enviar um sinal forte para que medidas sejam tomadas o mais rápido possível.

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930