Safra recorde de milho nos EUA ajuda a subir produção global de cereais

Ouvir /

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, diz que aumento deverá ser de 8% até o fim do ano; índice de preço dos alimentos registra queda de 1% este mês se comparado às taxas de agosto.

Aumento na produção de milho. Foto: FAO

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, prevê um aumento de cerca de 8% na produção global de cereais este ano.

A estimativa está sendo puxada pela safra recorde de milho nos Estados Unidos.

Pelo cálculo da FAO, deverá haver um aumento de 11% na produção de cereais secundários com sorgo, cevada e milho. Somente os Estados Unidos devem colher 348 milhões de toneladas de cereais, 27% a mais que no ano passado, quando houve uma seca no país.

Mercado

Em comunicado, divulgado nesta quinta-feira, a agência da ONU informou que a previsão é uma boa notícia para o mercado mesmo após a revisão anterior para baixo da produção mundial de cereais.

Ao contrário da América do Norte, a América do Sul deve sofrer uma redução na safra de milho por causa das condições climáticas desfavoráveis em 2013.

Segundo a FAO, a queda no preço dos cereais no mercado global influenciou o Índice de Preços dos Alimentos, medido pela agência, para o mês de setembro. É a quinta baixa consecutiva este ano.

Reunião Ministerial

Já os laticínios, as oleaginosas, a carne e o açúcar sofreram uma ligeira alta de preço.

Na próxima segunda-feira, a FAO irá realizar uma reunião ministerial em sua sede em Roma, na Itália, com cerca de 40 países.

Ao divulgar o relatório Perspectivas de Colheitas e Situação Alimentar, a agência destacou áreas críticas de insegurança alimentar como Síria, Coreia do Norte, Mali, República Democrática do Congo e Somália entre outros. Muitas destas crises foram provocadas por conflitos e condições climáticas adversas.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930