Pessoas com deficiências são foco no Dia Internacional para Redução de Desastres

Ouvir /

Secretário-Geral disse que maioria delas nunca participa do planejamento e decisões sobre manejo do risco de desastres; Ban Ki-moon afirmou que o grupo registra os mais altos níveis de mortes e ferimentos relacionados a desastres.

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU afirmou que no Dia Internacional para a Redução de Desastres, este domingo 13 de outubro, as pessoas com deficiências representam o foco das autoridades.

Ban disse que, infelizmente, a maioria dessas pessoas não participa do planejamento nem das decisões das políticas para o manejo de desastres.

Oportunidade

Segundo ele, esse grupo sofre de um dos mais altos níveis de mortes e ferimentos causados por desastres.

O chefe da ONU lembrou que existem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo com algum tipo de deficiência. Para Ban, a comemoração da data é uma oportunidade para se reconhecer o papel vital dessas pessoas para prover resiliência.

O Secretário-Geral explicou que os sistemas de alerta ou as campanhas de esclarecimento público geralmente ignoram as necessidades desse grupo específico.

Com isso, as pessoas com deficiência acabam sofrendo um risco elevado e desnecessário. Além disso, as campanhas enviam uma mensagem de desigualdade.

Inclusão

Ban declarou que a situação pode mudar se pessoas com deficiências forem incluídas no planejamento das políticas e iniciativas para redução de desastres.

Ele afirmou que a recente reunião de alto nível realizada na Assembleia Geral sobre pessoas com deficiência e desenvolvimento reconheceu a necessidade de uma ação urgente global sobre o assunto.

Ban explicou que a inclusão salva vidas e dá as pessoas com deficiência poder para controlar sua própria segurança e de suas comunidades.

Ban cita como exemplo, o potencial de contribuição desse grupo realizando trabalhos voluntários e ajudando comunidades quando ocorrem desastres.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930