Pesquisa mostra que 58% das pessoas têm opinião favorável sobre a ONU

Ouvir /

Jovens e pessoas com alto poder econômico ou diploma universitário são as que mais compartilham da visão positiva da organização em quase metade dos países sondados; estudo foi realizado com 37 mil pessoas em 39 países incluindo o Brasil.

ONU é bem vista por 58% das pessoas no mundo inteiro.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Uma pesquisa de opinião mostrou que a ONU é bem vista por 58% das pessoas no mundo inteiro. A sondagem foi feita pelo Centro de Pesquisa Pew, localizado nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, os jovens demonstraram uma visão mais positiva da Organização em comparação às pessoas mais velhas. Essa tendência positiva também foi registrada entre os que têm curso superior ou alto poder aquisitivo.

Maioria

A pesquisa informou que 27% dos entrevistados em 39 países expressaram uma visão desfavorável das Nações Unidas, 13% não responderam.

A sondagem mostrou ainda que em 22 dos 39 países onde a pesquisa foi realizada, a maioria claramente apoia a ONU. No Brasil, o único país de língua portuguesa pesquisado, 61% dos entrevistados concordam com as Nações Unidas.

Os entrevistados nos Estados Unidos, na França, na Grã-Bretanha e na Rússia também têm uma visão favorável da ONU. Já na China, a visão desfavorável prevaleceu, segundo o Centro Pew.

Coreia do Sul

A ONU ganhou o maior apoio na Coreia do Sul, 84%, seguida da Indonésia e das Filipinas.

De uma forma geral, a visão positiva das Nações Unidas é alta na América Latina, na África e na maior parte da Europa.

A opinião desfavorável à ONU é forte no Oriente Médio, chegando a 70% em Israel e 69% na Palestina, seguida da Jordânia, Turquia e Egito.

Nos Estados Unidos, quase seis em cada 10 americanos têm uma boa visão das Nações Unidas. Esse apoio subiu desde a eleição de Barack Obama, em 2008.

Conservadores e Liberais

A sondagem mostra que o principal apoio vem dos democratas. A ONU também é apoiada pelos independentes nos Estados Unidos, eleitores que não estão alinhados a nenhum dos dois grandes partidos americanos, o Democrata e o Republicano.

Já em alguns países europeus, a pesquisa mostra que o apoio às Nações Unidas vem mais dos conservadores do que de integrantes de partidos de esquerda.

O Centro Pew entrevistou mais de 37 mil pessoas entre 2 de março e 1º de maio. A sondagem foi feita antes dos ataques com armas químicas ocorridos na Síria e a atuação da ONU no processo de destruição desses armamentos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031