ONU e Opaq vão expandir para 100 número de especialistas na Síria

Ouvir /

Em carta enviada ao Conselho de Segurança, Secretário-Geral afirmou que missão será chefiada por um coordenador especial civil; Ban afirmou que enviará para o país somente pessoal necessário para a tarefa.

Especialistas na Síria. Foto: Opaq

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU e a organização para a Proibição de Armas Químicas, Opaq, vão expandir de 33 para 100 o número de especialistas em operação na Síria.

Em carta enviada ao Conselho de Segurança, nesta segunda-feira, Ban propôs a criação de uma missão conjunta entre as duas organizações.

Objetivo

O objetivo será o de garantir que o programa de destruição das armas químicas sírias seja cumprido da forma mais segura possível e dentro do período determinado, até junho de 2014.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon afirmou que a nova missão será chefiada por um coordenador especial civil. Ele será escolhido por Ban em reunião com o diretor-geral da Opaq, Ahmet Üzümcü. 

O chefe da ONU disse que dadas as condições na Síria, a missão conjunta vai estabelecer uma pequena base no país, enviando apenas os especialistas necessários para que o trabalho seja feito.

Arsenal

Na abertura da nova sessão da Opaq, esta terça-feira, o diretor-geral da organização disse que no dia 4 de outubro, o governo sírio enviou informações adicionais sobre o arsenal de armas químicas.

Üzümcü disse ainda que no domingo passado, as autoridades sírias começaram a destruir certas armas químicas de categoria 3 e vários outros equipamentos.

O objetivo desse esforço é, segundo ele, desativar e destruir todas as instalações de produção e os equipamentos usados para fabricar os armamentos até 1º de novembro deste ano. 

O diretor-geral da Opaq afirmou que os acontecimentos atuais representam um início construtivo para o que será um longo e difícil processo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930