Missão da Aiea elogia ações do Japão para remediar efeitos do tsunami

Ouvir /

Entre as medidas, população afetada em Fukushima recebeu aparelhos para medir níveis de radiação nos lares;

Visita da missão da Aeia à planta nuclear de Fukushima. Foto: Aeia/Giovanni Verlini

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, elogiou medidas do governo do Japão para aliviar os efeitos do terremoto e do tsunami que atingiram o país em março de 2011.

Uma missão da Aiea retornou do país, na semana passada, após analisar as áreas atingidas pelo vazamento nuclear na usina de Fukushima Daichi.

Condições de Vida

Os especialistas da agência da ONU destacaram os esforços e os recursos do governo japonês para melhorar as condições de vida da população local.

A equipe declarou que o Japão adotou vários conselhos oferecidos há dois anos, quando a missão realizou sua primeira visita ao país.

A Aiea apresentou os padrões internacionais utilizados após acidentes nucleares como também programas de remediação já testados em outros países.

Medidas

A Missão elogiou também ações do Japão como a de oferecer aparelhos de medição de radiação, e o apoio à população no retorno à casa.

O diretor de uma das divisões do Departamento de Energia Nuclear da Aiea, Juan Carlos Lentijo, disse que uma série de ministérios, agências e autoridades locais se uniram para implementar as medidas.

Um outro avanço ocorreu em fazendas e outras áreas rurais de produção de alimentos, o que ajudou a elevar a confiança dos consumidores nos produtos orgânicos.

A qualidade da água dos rios e lagos também está sendo monitorada por um programa que inclui a produção de peixes cultivados em água doce e capturados na pescaria selvagem.

A Aiea afirma que o governo japonês deve continuar fortalecendo os esforços para levar informação ao público sobre as doses de radição individuais, que foi anunciada como um objetivo de longo prazo.

A agência também está aconselhando instituições japonesas a avaliar o papel que a Autoridade de Regulação Nuclear poderá desempenhar na revisão das atividades de remediação, especialmente as de longo prazo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930