Enviado da ONU ao Iraque condena ataque contra peregrinos

Ouvir /

Agências de notícias informam que pelo menos 50 pessoas morreram e 100 ficaram feridas na capital do país, Bagdá; Nickolay Mladenov pede ação conjunta de líderes políticos e religiosos para conter onda de violência.

Nickolay Mladenov

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O representante especial das Nações Unidas para o Iraque fez um apelo neste domingo aos líderes políticos, religiosos e civis do país. Nickolay Mladenov pede trabalho em conjunto com as forças de segurança para conter o "aumento acelerado da violência".

O pronunciamento de Mladenov foi feito na sequência de uma série de ataques contra peregrinos, crianças em idade escolar, jornalistas e "cidadãos comuns que tentavam apenas viver sua rotina", afirmou o representante.

Peregrinos Xiitas

Segundo agências de notícias, pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas  após um ataque, no sábado, contra peregrinos xiitas na capital iraquiana, Bagdá.

Na cidade de Balad, um homem-bomba matou pelo menos 12 pessoas em um café, equanto no distrito de Mosul, um homem armado atirou contra jornalistas, que acabaram morrendo.

O enviado da ONU destaca que é de responsabilidade das autoridades garantir que os peregrinos possam praticar suas atividades religiosas, que jornalistas possam realizar seu trabalho e crianças atender a escola. Mladenov ressalta a importância  de um ambiente livre do medo e da violência.

Curdistão

Também neste domingo, o representante teve um encontro com o presidente da região autônoma do Curdistão, Masud Barzani. Mladenov pediu compromisso com o projeto de lei sobre eleições.

O enviado da ONU espera que a sociedade continue engajada e considera ser um passo crucial para a realização de eleições parlamentares no prazo estipulado constitucionalmente.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930