Em Dia Internacional, ONU pede garantia do direito à educação de meninas

Ouvir /

Secretário-Geral ressalta a importância de lutar contra a discriminação e a violência enfrentada pelas menores; Ban Ki-moon lembra que em vários países, as meninas são impedidas de progredir e de estudar.

Foto: Unicef

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.* 

Esta sexta-feira, 11 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina e o Secretário-Geral da ONU está fazendo um pedido em prol da educação para todas as meninas e garotas do mundo.

Ban Ki-moon ressalta a importância de garantir seus direitos, lutar contra a discriminação e a violência enfrentada por muitas menores. Para Ban, a melhor opção é providenciar às meninas "a educação que elas merecem".

Obstáculos

O chefe da ONU lembra que em muitos países, as jovens são impedidas de progredir ou de frequentar a escola. E segundo ele, os obstáculos são ainda maiores quando a mãe também foi privada de ter educação, quando as meninas vivem em uma comunidade pobre ou têm algum tipo de deficiência.

Ban Ki-moon cita a iniciativa "Educação em Primeiro Lugar", que busca colocar todas as crianças na escola, em especial meninas, e "criar cidadãos globais que consigam enfrentar os desafios complexos do século XXI".

Investimentos

O Secretário-Geral defende novas soluções para os desafios da educação das garotas e diz ser necessário "ouvir a voz dos jovens". Ban nota que a campanha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as metas para o período pós-2015 devem abordar os problemas que envolvem as joves do mundo todo.

No Dia Internacional da Menina, Ban Ki-moon ressalta também a importância do investimento na educação para que as garotas "possam progredir no seu desenvolvimento pessoal e contribuírem para o futuro".

*Apresentação: Edgard Júnior.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930