Crise na Síria causa impactos sociais e econômicos ao Iraque

Ouvir /

Afirmação é da Organização Internacional para Migrações, que cita falta de postos de trabalho e diminuição da renda familiar; são mais de 200 mil sírios que fugiram para o Iraque e carecem de abrigo, comida e emprego.

Família de refugiados sírios no Iraque. Foto: OIM

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, lançou nesta sexta-feira um relatório que analisa o impacto da crise Síria no Iraque. São mais de 200 mil sírios espalhados pelo país, a maioria na região autônoma do Curdistão.

Em Genebra, o porta-voz da OIM explicou que a pesquisa avaliou tanto a situação dos refugiados quanto a de milhares de iraquianos que estavam morando na Síria, mas retornaram ao seu país de origem

Falta de Renda

Segundo Jumbe Omari Jumbe, o Iraque enfrenta grandes desafios sociais, econômicos e demográficos. O porta-voz da OIM cita efeitos imediatos da crise, como a falta de trabalhos sem qualificação e a incapacidade dos iraquianos em ter renda suficiente para sustentar suas famílias e os refugiados.

A OIM fez o levantamento entre maio e julho, falando com milhares de refugiados sírios e iraquianos. Devido ao conflito armado, 50 mil iraquianos que estavam vivendo na Síria voltaram para casa.

Parentes

Segundo a organização, a relação entre os refugiados e a população do Iraque é em geral boa, mas pode piorar com o tempo, devido ao impacto negativo da situação

O relatório informa ainda que 38% dos refugiados sírios já tinham parentes morando no Iraque. Eles precisam principalmente de abrigo, comida e trabalho.

A OIM recomenda um plano que resolva os desafios imediatos e de longo prazo, como por exemplo, projetos de apoio à renda familiar. Ao todo 2 milhões de sírios fugiram para os países vizinhos por causa do conflito civil, que começou em março de 2011.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930