Continuação de combates na Síria afeta operação contra armas químicas

Ouvir /

Diretor da Organização para Proibição de Armas Químicas, Opaq, quer cooperação de todas as partes do conflito para destruição de armamentos.

Militar da ONU na Síria

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas, Opaq, afirmou que o fim temporário dos combates na Síria seria útil para o trabalho dos especialistas no terreno. 

Uma missão conjunta da Opaq e da ONU iniciou os trabalhos de verificação e destruição dos estoques de armas químicas no país. O objetivo é eliminar as armas até meados de 2014.

Primeiras Tarefas

Para a Opaq, até o fim deste mês, as primeiras tarefas da missão devem estar concluídas. Na quarta feira, a organização enviou mais 12 especialistas em armas químicas para Damasco, capital da Síria.

No início da semana, o Secretário-Geral da ONU confirmou que a missão conjunta deverá contar com 100 profissionais.

Falando a jornalistas, em Haia, Ahmet Üzümcü considerou o prazo para destruição "bastante apertado."

Sem Precedentes

O diretor disse que a situação é extraordinária para a Opaq. Segundo ele, é uma tarefa sem precedentes. O chefe da agência lembrou que é um processo difícil, que envolve grandes riscos. Mas segundo ele, a entidade está bem equipada em termos de conhecimento, de especialização e de experiência suficientes para cumprir o mandato.

O chefe da organização pediu a cooperação do governo sírio com os especialistas e que seja mantida uma comunicação construtiva entre a missão e as autoridades.

Material Associado

A ONU deve nomear um coordenador especial para apresentar os resultados do trabalho da missão conjunta.

Ahmet Üzümcü lembrou que a destruição das instalações de armas químicas, dos artefatos e do material associado é responsabilidade do governo sírio.

Ele explicou ainda que nem a Opaq nem a ONU estão autorizadas a realizar atividades específicas de destruição das armas na Síria.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031