Começa em Nairobi a Expo Global sobre Desenvolvimento Sul-Sul

Ouvir /

Mais de 1 mil participantes, incluindo chefes de Estado, reúnem-se na capital queniana esta semana para o evento; mais de 20 agências das Nações Unidas participam das discussões sobre sustentabilidade.

Projetos de economia verde vão ser discutidos em Nairobi. Foto: Pnuma

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Mais de 1 mil participantes, incluindo chefes de Estado e de governo estão reunidos em Nairobi a partir desta segunda-feira para a edição 2013 da Exposição Global sobre Desenvolvimento Sul-Sul.

Cerca de 20 agências nas Nações Unidas participam no encontro, que será aberto pelo presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta. O  vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson,  toma parte na abertura, com o chefe do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner.

Economia Verde

Este ano, a expo é realizada sob o tema "Construindo Economias Inclusivas: Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza".

Segundo o Pnuma, os líderes dos países do eixo Sul vão analisar durante a conferência soluções para o desenvolvimento além de ressaltar a importância da resposta coletiva para as ações firmadas na Rio+20 e a troca de experiência sobre projetos de economia verde.

Erradicação da Pobreza

Nesse campo, a tecnologia limpa e a indústria verde, a agricultura e a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e o trabalho decente, o meio ambiente e a erradicação da pobreza estarão no centro das mesas de debate.

A expo é realizada na sede do Pnuma, em Nairobi, tendo como outro objetivo principal fornecer uma plataforma para facilitar a troca de informações e de soluções inovadoras dos países do Sul, que tiveram impacto no desenvolvimento.

À exceção de Portugal, todos os países de língua portuguesa fazem parte da Cooperação Sul-Sul.

*Apresentação: Denise Costa.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031