Banco Mundial alerta para a necessidade da inclusão social

Ouvir /

Relatório da instituição mostra que muitos países avançaram na questão; mas ainda há desafios enfrentados por mulheres, migrantes e homossexuais e outros grupos considerados excluídos pela sociedade.

Desafios ainda são enfrentados por mulheres e outros grupos excluídos pela sociedade. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Banco Mundial divulgou relatório alertando para a necessidade da inclusão social em todo o mundo.

O documento "A Importância da Inclusão: A Base para Prosperidade Compartilhada", é a revisão mais ampla sobre o assunto disponível até o momento.

Mulheres

O levantamento não lida somente com a exclusão sofrida por mulheres e minorias étnicas, mas inclui também os problemas sofridos por migrantes e homossexuais.

A inclusão social é o processo de melhorar as condições, oportunidades e a dignidade do povo para que os mais desfavorecidos participem da sociedade.

Objetivos

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse que confrontar a necessidade para a inclusão social será vital para alcançar os objetivos de uma prosperidade compartilhada para todos.

Kim afirmou que apesar dos grandes avanços para combater a extrema pobreza em vários países, muitos grupos continuam excluídos dos ganhos gerados pelo desenvolvimento.

O relatório afirma que o mundo atravessa um período de transformações sociais maciças causadas por ondas de migração, urbanização e mudança climática.

Além destes, estão também a evolução tecnológica e o envelhecimento ou a juventude das sociedades.

Oportunidades

O Banco Mundial afirma que todas essas transformações juntas representam oportunidades para a inclusão ou a exclusão, se nada for feito para evitá-la.

O relatório dá uma atenção especial aos sentimentos e as percepções das pessoas, fatos que são geralmente ignorados.

A pesquisa sobre valores mundiais, por exemplo, mostrou que as atitudes contra migrantes estão se tornando negativas em alguns países e isto está diretamente relacionado ao aumento do número de estrangeiros na região

A Instituição financeira disse que está empenhada em influenciar essa mudança através de seus projetos de desenvolvimento, compartilhamento de conhecimento e do diálogo com parceiros.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031