Ban: "Mudança climática é a maior ameaça ao desenvolvimento sustentável"

Ouvir /

Secretário-Geral afirmou que energia limpa vai exigir esforço conjunto; ele disse que governos, instituições financeiras, sociedade civil e o setor privado terão de participar dessa iniciativa; a afirmação foi feita no Fórum Globlal para o Crescimento Verde, em Copenhague.

Ban Ki-moon no Fórum Global para o Crescimento Verde. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a mudança climática é a maior ameaça ao desenvolvimento sustentável.

Ban afirmou que será necessário um esforço conjunto para se alcançar energia limpa para todos. Ele fez a declaração em discurso esta terça-feira no Fórum Global para o Crescimento Verde, que está sendo realizado em Copenhague, na Dinamarca.

Iniciativa

Ele disse que governos, as instituições financeiras, o setor privado e a sociedade civil devem se unir para atingir essa meta.

O chefe da ONU explicou que a Iniciativa Energia Sustentável para Todos tem três objetivos ambiciosos para serem alcançados até 2030.

Em primeiro lugar, fornecer acesso universal à energia moderna. Segundo Ban, isso é essencial para o progresso e a oportunidade econômica para mais de um bilhão de pessoas marginalizadas pelo sistema.

Desperdício

O segundo objetivo é dobrar a taxa de avanço em eficiência. O Secretário-Geral disse que atualmente há muito desperdício de energia.

E por fim, Ban quer dobrar a divisão global de energia renovável. Para ele, esses objetivos são fundamentais para um desenvolvimento sustentável.

O chefe da ONU afirmou que o Fórum tem um papel importante na criação de um mercado global vibrante para o capital e soluções verdes.

Ele lembrou que o mundo se aproxima do prazo final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015 e a criação de um novo plano de desenvolvimento sustentável para depois dessa data.

Ao mesmo tempo, Ban declarou que para colocar o mundo num caminho sustentável, é necessário erradicar a extrema pobreza e manter o aumento da temperatura global em menos de 2ºC.

Conferência

Preocupado com o meio ambiente, o Secretário-Geral propôs a Conferência do Clima, marcada para setembro de 2014.

Ele quer reunir todos os setores da sociedade para debater as questões climáticas e alcançar novos compromissos.

Ban pediu aos participantes que apresentem planos e iniciativas para combater a mudança climática. Ele alertou ser necessário um grande investimento no setor.

O chefe da ONU disse que apenas 1% dos fundos de pensões investem em projetos da área.

Ameaça

Ban explicou que a forma como a energia é produzida representa a causa dominante da mudança climática. Para ele, o impacto desse processo na economia é claro.

Ban quer usar o Fórum Global para acelerar a transformação de um passado insustentável para um futuro que respeite os povos e o planeta.

Segundo ele, essa é uma oportunidade histórica para se deixar um legado que irá refletir nas próximas gerações.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 02 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 02 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031