Unido estima crescimento de quase 3% da produção industrial

Ouvir /

Agência da ONU nota recuperação na Europa e na América do Norte pela primeira vez desde o começo da recessão; no Brasil, indústria manufatureira cresceu 3,8% no segundo trimestre deste ano.

Foto: Unido

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unido, calcula que a manufatura mundial irá fechar o ano com um crescimento de 2,7%.

Um relatório da agência destaca a recuperação na Europa, América do Norte e leste da Ásia. Segundo a média global de crescimento por setor, os que tiveram maior aumento da produção foram tabaco, equipamentos de rádio e TV e veículos automotores.

Redução de Custos

Sobre o Brasil, a Unido afirma que após uma fase lenta, a indústria manufatureira cresceu 3,8% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2012.

A agência da ONU acredita que os negócios no Brasil foram afetados de forma positiva por novas políticas do governo para redução de impostos e do custo de energia.

A Unido cita ainda "sinais visíveis da recuperação na Europa", embora o ritmo de crescimento seja frágil. A produção manufatureira na Grécia cresceu 12,8% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano.

Em Portugal, o aumento foi de 2,3% e Alemanha, França e Grã-Bretanha também tiveram ligeira alta na produção industrial. 

Ásia e África

Na Ásia, a Unido nota melhores resultados nas indústrias da China, que devem crescer mais de 8% até o fim do ano.

Já as indústrias indianas enfrentam aumento no preço das importações e em consequência, no custo da produção, por isso o crescimento industrial tem sido lento.

Países do continente africano seguem a mesma linha, com fraco aumento da produção industrial na África do Sul, no Marrocos e na Tunísia. Já no Egito, a queda na manufatura está relacionada com a instabilidade política.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930