Segundo Acnur, Brasil irá conceder visto humanitário a refugiados sírios

Ouvir /

Ministério da Justiça define norma que garante visto especial a civis afetados pelo conflito armado na Síria; crise humanitária no país árabe ganhou destaque no primeiro dia de discursos da Assembleia Geral.

Família síria refugiada na França. Foto: Acnur

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, informou que o Brasil irá conceder visto especial para civis afetados pelo conflito armado na Síria.

A decisão foi publicada pelo Ministério da Justiça no Diário Oficial da União nessa terça-feira. Segundo o Acnur, o país recebeu somente na última sexta, 130 solicitações de refúgio, feitas por cidadãos sírios que fugiram da crise.

Violência

Segundo a ONU, a guerra civil já matou 100 mil pessoas e fez com que pelo menos 2 milhões buscassem abrigo em outros países, principalmente no Iraque, na Jordânia, no Líbano e na Turquia.

A crise humanitária na Síria recebeu destaque durante o primeiro dia dos discursos de alto nível da 68ª sessão da Assembleia Geral da ONU. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, voltou a defender uma solução política para o fim do conflito.

"O Brasil, que tem na descendência síria um importante componente de nossa nacionalidade, está profundamente envolvido com este drama."

Intervenção

Já o presidente dos Estados Unidos afirmou que a comunidade internacional deve banir o uso de armas químicas. Barack Obama afirmou que irá buscar uma solução diplomática para a situação.

Por outro lado, o presidente da França, François Hollande, pediu uma resolução do Conselho de Segurança que autorize um potencial uso da força, caso a Síria falhe em destruir seus estoques de armas químicas.

Gás Sarin

Uma missão de investigação das Nações Unidas confirmou, na semana passada, o uso do gás sarin em um ataque contra civis ocorrido no dia 21 de agosto, em uma área próxima à capital síria Damasco.

Nesta quarta-feira, o Timor-Leste será o único país de língua portuguesa a discursar no segundo dia dos debates de alto nível da Assembleia Geral.

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031