Relatores pedem pressa aos EUA sobre revisão de caso de jovem morto

Ouvir /

Trayvon Martin, 17 anos, foi assassinado no ano passado por um vigilante de um condomínio, na Flórida, que presumiu que ele "estava andando de forma suspeita" no local; após ir a julgamento George Zimmerman foi absolvido de todas as acusações.

Trayvon Martin. Foto: Arquivo Pessoal

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

Relatores das Nações Unidas pediram aos Estados Unidos que concluam, sem demoras, a revisão do caso de um adolescente negro assassinado, em fevereiro do ano passado.

Trayvon Martin, 17 anos, foi morto a tiros por um vigilante voluntário de um condomínio residencial, na Flórida. O assassino, George Zimmerman, afirmou ter achado o adolescente suspeito, e após um confronto corporal, ele atirou "em legítima defesa".

Ascendência Africana

Zimmerman foi absolvido por júri popular de todas as acusações. Mas segundo os relatores independentes da ONU, a revisão do caso deve ser conduzida para que haja justiça e indenizações apropriadas.

O pedido foi feito pelo Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Pessoas de Ascendência Africana, em Genebra.

No documento, o Grupo afirmou que a morte do adolescente americano, que estava desarmado, despertou uma nova discussão sobre a discriminação racial nos Estados Unidos.

Normas

A líder do Grupo, Verene Shepherd, pediu ao governo norte-americano que reveja as leis que possam ter impacto discriminatório sobre os afro-americanos. O apelo visa, ainda, a garantia de que tais leis estejam de acordo com as obrigações internacionais e as normas do país sobre o tema.

Segundo os peritos, a intenção do Departamento de Justiça, da Promotoria da Flórida e da polícia federal, FBI, é estabelecer potenciais acusações de direitos civis associadas ao caso. 

Os relatores lembraram que uma pesquisa, divulgada em 2012, revelou que ao menos 136 afro-americanos desarmados foram mortos por policiais, seguranças e autodeclarados vigilantes num período de 12 meses, nos Estados Unidos.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031