Quarteto discute progressos de negociações entre israelenses e palestinos

Ouvir /

Secretário-Geral e representantes da Rússia, Estados Unidos e União Europeia reforçaram meta de alcançar um acordo para a região em nove meses; Tony Blair destaca ações para o crescimento econômico da Palestina.

Catherine Ashton, John Kerry, Ban Ki-moon, Sergei Lavrov e Tony Blair

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Representantes do Quarteto para o Oriente Médio encontraram-se em Nova York, nesta sexta-feira, para discutir os progressos das negociações entre israelenses e palestinos.

Participaram do encontro o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon; o secretário de Estado norte-americano, John Kerry; o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov e a alta representante da União Europeia, Catherine Ashton.

Atualização

O Quarteto recebeu também o seu representante, Tony Blair, o ministro da Justiça de Israel, Tzipi Livni e o negociador chefe do Estado da Palestina, Saeb Erekat.

O secretário americano John Kerry atualizou o grupo sobre as negociações entre isralenses e palestinos, desde a retomada das conversas, em julho.

O Quarteto reafirmou sua determinação em dar todo o apoio aos dois lados, para que se alcance um acordo permanente dentro do prazo estipulado de nove meses.

Gaza

O grupo também afirmou novamente seu apoio ativo na busca por uma solução compreensiva para o conflito entre israelenses e palestinos. Na reunião, foi destacada a liderança do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e do líder palestiniano Mahmoud Abbas.

Segundo o Quarteto para o Oriente Médio, as duas partes devem tomar todos os passos necessários para promover condições que levem ao sucesso das negociações.

Foi feito um apelo para que se evite qualquer ação que mine a confiança no processo. Tony Blair falou ainda sobre a iniciativa do grupo que busca gerar crescimento da economia palestina.

Na reunião, foi revista também a situação de Gaza, em especial as condições humanitárias da região. O Quarteto discutiu as necessidades dos moradores e enfatizou a importância de aumentar o acesso à Gaza.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930