Portugal apoia momento diplomático de aproximação entre Irã e EUA

Ouvir /

Ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que encontro do secretário de Estado americano John Kerry com o chefe da diplomacia iraniana Mohammad Javad Zarif, na ONU, pode abrir janela de oportunidades no cenário internacional.

Rui Machete, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Portugal elogiou a decisão dos Estados Unidos e do Irã de realizarem o primeiro contato diplomático em nível ministerial desde 2007. Na quinta-feira, o secretário americano de Estado, John Kerry, se reuniu com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

Segundo a mídia americana, John Kerry e Zarif classificaram a reunião de produtiva. Os dois líderes estão em Nova York para participar dos debates anuais da Assembleia Geral da ONU.

Política Internacional

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, o encontro dos chefes da diplomacia do Irã e dos Estados Unidos deve ser apoiado como parte de um novo momento da política internacional.

Em entrevista à Rádio ONU, Rui Machete, disse que a decisão pode abrir uma nova janela de oportunidades para as Nações Unidas e outros países-membros.

"Oxalá, isso não seja otimismo, mas podemos estar na véspera de alterações muito significativas e a ONU tem um papel muito importante. Nós vamos ter a oportunidade de encontrar o ministro dos negócios estrangeiros do Irão esta tarde e justamente este será um ponto que iremos realçar aproveitando esta primavera, digamos assim, que agora se abre na posição assumida pelas autoridades iranianas."

Durante sua visita à ONU, o chanceler português informou ter convidado o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, para visitar Portugal.

Rui Machete vai discursar neste sábado na Assembleia Geral da ONU. Portugal é o sétimo país lusófono a ocupar a tribuna sendo antecedido por Cabo Verde ainda neste sábado. São Tomé e Príncipe encerrará a lista de países de língua portuguesa nos debates da Assembleia Geral com um discurso na terça-feira.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930