ONU e UE cooperam para planeamento familiar em Moçambique

Ouvir /

Eventos, em Maputo, e outras cidades do país contaram com presença de parlamentares europeus; deputada portuguesa falou sobre responsabilidade masculina e gravidez na adolescência.

Maputo, capital de Moçambique

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Seis parlamentares europeus encerraram uma visita a várias cidades moçambicanas incluindo Maputo, a capital do país.

Os parlamentares são provenientes de Portugal, Espanha, Bélgica, Finlândia e Suécia. Durante os cinco dias da visita integrantes de organizações da sociedade civil também estiveram presentes na visita a vários projectos e serviços em comunidades moçambicanas.

Ação Social

Os parlamentares tiveram encontros com membros do Governo, Organizações Juvenis e Responsáveis da Saúde, da Mulher e Ação Social,

Em nome da comitiva, a deputada portuguesa Maria Antónia Almeida Santos defendeu o reforço na alocação de orçamentos para área de planeamento familiar e da saúde sexual e reprodutiva.

" Os desafios e os ganhos em SSR dependem de importantes decisões políticas e não apenas de legislação. Os recursos afetados e a implementação são desafios partilhados em muitos dos nossos países. A importância da responsabilidade masculina na gravidez adolescente, nos casamentos precoces, nas IST's e na Violência sobre a Mulher. Reforçar a prevenção da gravidez adolescente, mas em casos em que aconteça apoiar as raparigas a continuar os seus estudos, e sejam tratadas em igualdade e dignidade, incluindo continuar os estudos nos horários diurno com os seus pares"

Saúde Sexual

Para Carmen Navarro Cruz, deputada espanhola, existe uma necessidade de uma Agenda de Cooperação e Desenvolvimento em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva.

"Estamos a atravessar uma crise, apesar disso, a vontade e seguir colaborando, procurando os meios e possibilidades e soluções para casos por exemplo, a atenção antes do parto e de crianças órfãs cujas mães morrem durante o parto. Há intenções de seguir apoiando estas áreas".

A visita dos parlamentares europeus a Moçambique foi co-organizada pela Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família, Amodefa e Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930