Novo chefe quer recolocar OMC no centro do comércio mundial

Ouvir /

Roberto Azevêdo assumiu o cargo, nesta segunda-feira, dizendo que percepção da agência é marcada por ineficiência e paralisação; ele inicia esta semana uma série de encontros com embaixadores para discutir comércio, desenvolvimento e agricultura.

Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC. Foto: OMC

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio tomou posse nesta segunda-feira em Genebra convocando os países-membros a mudarem o rumo da agência.

Para Roberto Azevêdo, é hora de começar um diálogo honesto sobre a percepção que o mundo tem da OMC. Ele disse que quer recolocar a agência no centro do comércio global.

Impasse

Falando em inglês, em seu discurso de posse, o ex-embaixador do Brasil junto à OMC disse que a imagem da agência é de ineficiência e paralisação.

Segundo ele, a OMC é lembrada pelo impasse da Rodada Doha, que prevê a liberalização do comércio e que está travada há vários anos.

Para Roberto Azevêdo, "o mundo não irá esperar pela organização por muito mais tempo."

Mensagem Clara

O novo chefe da agência disse que é preciso enviar uma mensagem clara e inequívoca de que a OMC sabe como fazer acordos multilaterais.

Ele prometeu ainda ser um diretor-geral presente e que irá acompanhar o dia-a-dia da organização incluido os assuntos administrativos da casa.

Azevêdo falou ainda da obrigação que os países-membros da OMC têm com o sucesso da reunião de Bali, a 9ª Conferência Ministerial da OMC, marcada para 3 a 6 de dezembro, na Indonésia.

Para ele, o sucesso em Bali irá trazer grandes benefícios para melhorar a vida das pessoas incluindo os mais pobres. O novo director-geral disse que Bali também irá ajudar a melhorar a situação da economia mundial.

Azevêdo informou que irá iniciar nesta semana uma série de reuniões com embaixadores dos países-membros da agência para discutir comércio, desenvolvimento e agricultura.

Ele pretende ainda passar a maior parte do tempo no terreno, costurando os acordos para a Conferência de Bali, que ocorre em pouco mais de 80 dias, na Indonésia.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031