Novo chefe da OMC quer reabrir diálogo para reavivar Rodada Doha

Ouvir /

Roberto Azevêdo disse à Rádio ONU que será preciso promover "uma conversa franca e honesta" sobre o tema durante entrevista para falar de sua participação na reunião do G-20, que começa nesta quinta-feira, na Rússia.

Roberto Azevêdo

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, OMC, está participando do encontro do G-20 em São Petersburgo, na Rússia.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Genebra, antes de partir para a reunião, Roberto Azevêdo contou que pretende buscar o apoio dos líderes do G-20 para a revitalização da Rodada Doha.

Impasse

A Rodada, que prevê a liberalização do comércio mundial, está paralisada, há vários anos, devido a um impasse nas negociações dos países-membros da OMC. Um dos maiores obstáculos são as divergências sobre os subsídios no comércio internacional.

Mas para Roberto Azevêdo chegou a hora de retomar as negociações.

"É preciso primeiro uma conversa franca, uma conversa honesta, desarmada, com os membros para tentar encontrar soluções. Não imagino que nós possamos ignorar a realidade, ou seja, nós temos que olhar para o que podemos fazer. Como podemos avançar no mundo real? E tentar avançar com uma discussão nesta linha para que no final após esta discussão nós possamos vislumbrar assim um plano de ação. Uma estratégia de ação que permita avançar com a Rodada."

Exercício

O novo diretor-geral da OMC disse ainda que nesta nova fase para revitalizar a Rodada Doha, países desenvolvidos e em desenvolvimento, terão que ceder.

"Todo mundo tem que ceder numa negociação. Não existe uma negociação em que uma das partes não ceda. Todos cedem. É um exercício permanente de dar e de receber. E este exercício não vai ser diferente desta vez. O que significa que ninguém terá ao final das negociações um resultado ideal, mas todos terão um resultado favorável para seus interesses."

Roberto Azevêdo, ex-embaixador do Brasil junto à OMC, em Genebra, toma posse como diretor-geral da agência na próxima segunda-feira, 9 de setembro.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031