Nações Unidas pedem mais apoio para refugiados e países anfitriões

Ouvir /

Alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, disse que somente este ano, mais de 1,5 milhão de sírios fugiram da violência; participaram do encontro chefe do Pnud, Helen Clark, e do Unicef, Anthony Lake, entre outros.

Refugiados sírios.

Eleuterio Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

As Nações Unidas lançaram um alerta sobre a situação dos fundos e equipamentos para atender os refugiados sírios. Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, os recursos estão "no limite."

O tema foi debatido numa reunião com chefes de agências da organização em Genebra, na Suíça.

Mudanças Demográficas

Na reunião sobre "Solidariedade com os Refugiados Sírios e os Países Anfitriões", o chefe do Acnur, António Guterres disse que somente neste ano, 1,5 milhão de sírios fugiram da violência. Ao todo, a guerra na Síria já obrigou 7 milhões de pessoas a fugirem de suas casas.

Falando em inglês, Guterres disse que o impacto do conflito vai muito além da exigência de assistência humanitária aos deslocados. Para ele, o conflito não é apenas uma ameaça para a paz e a segurança em geral, mas resulta em grandes problemas estruturais para os países da região. O chefe do Acnur citou "grandes mudanças demográficas" por causa do fluxo de refugiados que abalam o tecido social e econômico dos países que recebem os sírios e o da própria Síria.

Solução Política

Participaram também do encontro em Genebra, a chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Helen Clark, e o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, além de outros chefes de agências da ONU

O chefe do Acnur disse que a crise da Síria pode se estender pela região e pediu um compromisso genuíno para que seja encontrada uma solução política duradoura. Guterres voltou a agradecer o apoio dos países vizinhos da Síria que estão recebendo os refugiados.

A reunião ocorreu à margem de um encontro do Comitê Executivo de Alto Nível do Acnur, onde também foram debatidas as situações de refugiados em países africanos como a República Democráctia do Congo, o Sudão e a Somália, entre outros.

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930