Na ONU, Brasil abre Fórum Político sobre Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

Presidente Dilma Rousseff discursa pela segunda vez na organização; o país é um dos facilitadores do Fórum ao lado da Itália; a chefe do Fundo Monetário Interanacional, Christine Lagarde, também participa do evento.

Dilma Roussef. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A presidente Dilma Rousseff discursa pela segunda vez, nesta terça-feira na ONU, para abrir o Fórum Político de Alto Nivel sobre Desenvolvimento Sustentável.

Participam da reunião o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, o novo presidente da Assembleia Geral, John Ashe, e a chefe do Fundo Monetário Internacional, FMI, Christine Lagarde.

Tecnologia

O Brasil é um dos fundadores do Fórum ao lado da Itália. O objetivo do encontro é promover mais esforços globais para a realização de políticas sustentáveis na economia. O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, também confirmou presença.

Antes da reunião, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou à Rádio ONU sobre a importância de conceitos como inovação e tecnologia na formulação de medidas para o desenvolvimento sustentável.

"A nossa expectativa não só naquilo que é agenda de ameaças como a questão climática, renovação tecnológica associada cada vez mais a isso, mas naquilo que é a agenda de tranformação. A agenda que se espera na qual você pode aproximar os povos de países desenvolvidos e países em desenvolvimento, de economias emergentes em torno desta questão da sustentabilidade e dos ganhos, principalmente em relação à saúde, à produção de alimentos, à geração de energia renováveis. Isso tudo está ligado à inovação tecnológica."

O Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável acompanha as resoluções da Conferência Rio + 20, realizada em 2012 no Rio de Janeiro.

O novo presidente da Assembleia Geral afirmou que o fórum deve ser estratégico e visionário, e que deve ter um impacto real para mudar a vida dos cidadãos.

As decisões do Fórum serão encaminhadas numa declaração intergovernamental. O grupo deverá se reunir anualmente em nível ministerial e a cada quatro anos com uma cimeira de chefes de Estado e Governo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930