Líderes mundiais renovam compromisso de combate à pobreza

Ouvir /

Em reunião na ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, autoridades concordaram em aumentar ações na luta contra a pobreza, fome e doenças; Ban Ki-moon afirmou que mais de 1 bilhão de pessoas ainda vivem na extrema pobreza.

Ban Ki-moon em reunião na ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Os líderes mundiais concordaram em aumentar as ações de combate à pobreza, à fome e a doenças, numa reunião especial, nesta quarta-feira, na ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As autoridades querem também a realização de uma Conferência em 2015 para adotar a próxima rodada de metas que deem continuidade aos esforços traçados pelos ODMs, cujo prazo termina em dois anos.

Progresso

No documento final, os países celebram o progresso alcançado até agora para atingir os Objetivos do Milênio que tentam mostrar uma "visão comum" para atender as necessidades das pessoas mais pobres.

Em discurso no evento, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem na extrema pobreza.

Ban disse que as Metas do Milênio receberam um apoio internacional sem precedentes e foram registrados progressos significativos em vários setores.

O chefe da ONU declarou que apesar dos avanços, muitas pessoas ainda sofrem sérias privações nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e no fornecimento de água potável.

As barreiras acontecem, segundo ele, pelas grandes desigualdades relacionadas à renda, à raça e ao gênero das pessoas. Outros fatores que influenciam são a idade, o local onde elas moram e se as pessoas sofrem de algum tipo de deficiência.

Ban disse que falta menos de 2,5 anos para que o mundo possa cumprir as metas estabelecidas no ano 2000. Para ele, os desafios são profundos mas muito pode ser feito nesse período.

São oito os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O acordo tem como meta erradicar a pobreza extrema e a fome, fornecer educação primária universal e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Ainda na lista estão reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna, combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, garantir um meio ambiente sustentável e criar uma parceria global para o desenvolvimento.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031