Investigadores da ONU completam missão na Síria

Ouvir /

Equipe liderada por Ake Sellström deixou o país após seis dias checando alegações sobre uso de armas químicas; nesta terça-feira, chega à Síria outro grupo, que vai acompanhar a destruição do arsenal.

Martin Nesirky anunciou que grupo de 20 especialistas está a caminho da Síria. Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A equipe das Nações Unidas que investiga alegações do uso de armas químicas na Síria deixou o país nesta segunda-feira, após completar uma missão de seis dias.

O grupo, liderado por Ake Sellström, irá agora finalizar um relatório que deve ficar pronto no final de outubro. A missão tem a meta de investigar alegações do uso de agentes químicos em vários ataques ocorridos em março e agosto.

Destruição

Até agora, foi confirmado o uso do gás sarin no dia 21 de agosto, em uma área nos arredores de Damasco. No ataque, centenas de pessoas morreram.

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança condenou a ação, enquanto a Organização para a Proibição de Armas Químicas adotou uma decisão histórica, exigindo a destruição do arsenal sírio.

Preparação

Nesta segunda-feira, em Nova York, o porta-voz do Secretário-Geral anunciou que um grupo de 20 especialistas está à caminho da Síria.

Segundo Martin Nesirky, a equipe da Organização para a Proibição de Armas Químicas chega ao país nesta terça-feira. A meta é acompanhar os preparos iniciais para a eliminação das armas químicas sírias.

O porta-voz explicou que uma operação maior deve ser implementada pela ONU no país em 10 dias. Nesirky destacou ainda que após a resolução de sexta-feira, é necessário continuar acompanhando as situações políticas e humanitárias da Síria.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031