Espanha deve assumir liderança para resolver caso de desaparecidos

Ouvir /

Apelo foi feito por Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários após concluir visita ao país europeu.

Familiar de vítima de desaparecimento. Foto: ICRC

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

As famílias de pessoas desaparecidas durante a guerra civil na Espanha (1936-1939) e a ditadura no país receberam o apoio de especialistas das Nações Unidas, nesta segunda-feira.

Os integrantes do Grupo de Trabalho da ONU sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários afirmaram que a Espanha tem que assumir um papel de liderança neste processo.

Entes Queridos

O grupo encerrou uma visita ao país europeu dizendo que a Espanha precisa "se compromoter de forma mais ativa para atender a demanda de milhares de familiares que buscam o paradeiro ou saber o que aconteceu com seus entes queridos" durante os dois episódios.

Em comunicado, os especialistas da ONU disseram que "desde o retorno à democracia foram dados passos tímidos na Espanha para assegurar a verdade, a justiça e a reparação da memória frente aos desaparecimentos forçados cometidos durante a guerra civil e a ditadura."

Barreiras

Os especialistas da ONU ressaltaram, no entanto, avanços e iniciativas na área realizadas por familiares das vítimas ou pela sociedade civil de algumas comunidades autônomas espanholas.

O grupo de trabalho reuniu-se com parentes dos desaparecidos durante a guerra civil espanhola e a ditadura. Segundo os especialistas, praticamente todos os familiares estão frustrados com as barreiras administrativas para se obter informações.

Um relatório sobre a visita dos especialistas da ONU à Espanha deverá ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em 2014.

* Apresentação: Edgard Júnior.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930