Entrevista: Rui Machete, chanceler de Portugal

Ouvir /

Ministro Rui Machete. Foto: Governo de Portugal

Ministro dos Negócios Estrangeiros falou à Rádio ONU sobre a posição de Portugal com relação à violência na Síria e ao novo impulso diplomático gerado pela realização de um encontro ministerial entre Estados Unidos e Irã, em Nova York, na quinta-feira.

Rui Machete vai discursar neste sábado na tribuna da Assembleia Geral da ONU representando Portugal.

Conflitos

Segundo o ministro, este é um momento importante também para as Nações Unidas, uma vez que a organização tem um "papel vital" na solução de conflitos.

Machete classificou de "positivo e muito cordial" o tom do encontro ministerial dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que ocorreu num restaurante de Nova York, na quinta-feira.

O ministro disse que todos concordaram com a necessidade de eleições na Guiné-Bissau e que no momento o que existem são "questões técnicas" sobre a realização do pleito, inicialmente marcado para 24 de novembro.

Comércio e Cultura

A Guiné está sob um governo de transição desde o golpe de Estado de 12 de abril que depôs o presidente interino, o primeiro-ministro e o parlamento do país.

Machete encerrou a entrevista citando a promoção da língua portuguesa e o potencial do idioma, falado em oito países, nos setores do comércio e da cultura internacionais.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros cuja pasta comanda a promoção do idioma, o Acordo Ortográfico não é necessariamente o ponto central do avanço do português no mundo.

Brasil e Portugal

Mas Rui Machete também ressaltou que "não é especialista" em linguística e que este é um "tema muito complexo."

Ainda em Nova York, o ministro português está mantendo vários encontros bilaterais com os chanceleres do Irã e do Brasil. Machete também convidou o novo colega brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, para visitar Portugal em breve. 

Acompanhe a conversa com Mônica Villela Grayley na qual Rui Machete começa falando sobre o problemas do uso de armas químicas na Síria.

Duração: 21:10"

Parte 1 Ouvir / Parte 2 Ouvir / Parte 3 Ouvir / Parte 4 Ouvir /
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031