Ban: "Juntos, estamos aqui para quebrar barreiras e abrir portas"

Ouvir /

Secretário-Geral pediu ajuda global para criar plano de desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência para a agenda pós-2015; declaração foi feita na reunião de alto nível sobre o assunto na Assembleia Geral.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os líderes mundiais estão reunidos na Assembleia Geral para "quebrar barreiras e abrir portas" para as pessoas com deficiências.

Ban fez a declaração durante a reunião de alto nível sobre pessoas com deficiência e desenvolvimento, que está sendo realizada nas Nações Unidas.

Agenda Desenvolvimento

O chefe da ONU pediu ajuda da comunidade internacional para criar e avançar com uma agenda de desenvolvimento inclusiva para as pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência.

Ban Ki-moon afirmou que deficiência não é incapacidade. Ele fez um apelo para que os países ratifiquem a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Dificuldades

Participando da reunião na Assembleia Geral, o Secretário brasileiro de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, falou à Rádio ONU, sobre as

Antonio José Ferreira

dificuldades enfrentadas pelo grupo.

"As pessoas com deficiência padecem ainda da necessidade de que a sociedade possa vê-las sob um aspecto de mais igualdade e autonomia. E que garanta a essas pessoas plena inclusão. A equiparação de oportunidades às demais pessoas é uma luta das pessoas com deficiência mundialmente, mas

avaliamos que temos avançado pouco a pouco."

Leis

O observador da Missão do Brasil na ONU, na condição de representante do Conselho Federal da OAB, Joelson Dias, conversou também com a Rádio ONU sobre a implementação das leis que protegem essas pessoas.

Joelson Dias

"Lamentavelmente o desafio que é a implementação da legislação. Não somente no Brasil, como hoje já podemos dizer na maioria dos países, há evidente preocupação em se adotar medidas administrativas, em se adotar leis, buscando a afirmação desses direitos das pessoas com deficiência."

Minoria

O Secretário-Geral disse ainda que as pessoas com deficiência formam o maior grupo de minorias do mundo, com mais de 1 bilhão vivendo nessas condições.

Segundo Ban, a deficiência faz parte da condição humana. Ele afirmou que quase todos ficarão temporariamente ou permanentemente impossibilitados de fazer alguma coisa em um determinado momento da vida.

O chefe da ONU disse que todos devem agir agora para acabar não só com a barreira física, mas também com as barreiras de atitude, entre o estigma e a discriminação.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031