Ban e Sellström discutem passos da investigação sobre ataque na Síria

Ouvir /

Chefe da missão que investiga alegações de uso de armas químicas no país conversou com o Secretário-Geral por telefone neste domingo; laboratórios começam a analisar amostras na segunda-feira.

Åke Sellström. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU conversou por telefone, neste domingo, com o chefe da missão que investiga alegações de uso de armas químicas na Síria.

Ake Sellström, está em Haia, na Holanda, após ter trabalhado com sua equipe de especialistas entre 19 e 31 de agosto no país árabe. Lá, eles colheram várias amostras e informações sobre o ataque ocorrido no dia 21, que matou centenas de pessoas.

Início das Análises 

O porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky, anunciou em Nova York que Ban Ki-moon e Sellström discutiram os próximos passos da investigação.

Segundo Nesirky, "todas as preparações para classificar as amostras estão progredindo bem" e o material colhido na Síria será transferido para os laboratórios na Europa nesta segunda-feira.

Sellström também informou Ban Ki-moon que dois funcionários do governo sírio acompanharam o processo da equipe de investigação.

Resultados Precisos

O porta-voz destacou que as análises serão avaliadas estritamente de acordo com os mais altos padrões estabelecidos pela Organização sobre a Proibição de Armas Químicas.

Nesirky citou ainda a "terrível magnitude" do incidente de 21 de agosto em Ghouta, área próxima à Damasco. Pela dimensão, o Secretário-Geral pediu ao chefe da equipe de investigação que agilize a análise das amostras, sem comprometer o prazo necessário para uma precisa avaliação científica.

Ban Ki-moon também pediu a Sellström que o informe sobre os resultados o mais rápido possível e os dois discutiram como acelerar esse processo. O chefe da ONU agradeceu o professor e sua equipe, que trabalharam na Síria apesar de "circunstâncias difíceis e perigosas".

De acordo com seu porta-voz, Ban Ki-moon deve se reunir com os 10 membros não-permanentes do Conselho de Segurança na terça-feira, para debater o conflito civil sírio.

Na sexta, o chefe das Nações Unidas teve um encontro com os cinco membros permanentes do órgão.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930