Ban diz ser hora de pôr um fim às mortes e alcançar a paz na Síria

Ouvir /

Crise no país árabe foi destaque do discurso do chefe da ONU durante a abertura da 68ª sessão da Assembleia Geral; Ban Ki-moon espera que Conselho de Segurança adote resolução sobre armas químicas.

Ban Ki-moon discursa na Assembleia Geral. Foto: ONU/Rick Bajornas

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Secretário-Geral da ONU discursou, na manhã desta terça-feira, na reunião de alto nível da 68ª Assembleia Geral. A crise humanitária na Síria foi destaque durante o pronunciamento de Ban Ki-moon.

Para Ban, a situação no país árabe é a "maior crise de paz e de segurança no mundo", onde mais de 100 mil pessoas morreram e 7 milhões fugiram de suas casas.

Pior Ataque

O chefe da ONU lembrou que recentemente, ocorreu o "pior ataque de armas químicas contra civis em um quarto de século".

Ban Ki-moon disse esperar que o Conselho de Segurança adote uma resolução sobre armas químicas, que deverá ser seguida por uma ação humanitária imediata.

Obrigação

O Secretário-Geral também apelou ao governo sírio e à oposição a cumprir suas obrigações sob a lei humanitária internacional e dos direitos humanos.

Ban pediu um fim a todos os obstáculos que impedem a passagem de ajuda humanitária na Síria e que postos de saúde e funcionários deixem de ser alvos de ataques.

Desenvolvimento Sustentável

Aos líderes mundiais, Ban pediu que escutem os apelos feitos por pessoas "nas ruas e praças de todo o mundo, que estão pressionando os que estão no poder". O Secretário-Geral destacou a importância de se garantir uma vida de dignidade para todos.

Já o presidente da 68ª Assembleia Geral pediu um compromisso renovado dos chefes de Estado e de governo, para a erradicação da pobreza e maior prosperidade econômica e social.

John Ashe lembrou que neste ano, o tema dos debates de alto nível é a agenda de desenvolvimento global pós-2015, ano que termina o prazo de cumprimento das Metas do Milênio.

Assista aqui aos discursos em tempo real.

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930