Ataque em acampamento no Iraque é condenado pela ONU

Ouvir /

Pelo menos 47 pessoas foram mortas e várias outras feridas no incidente em Ashraf, ao norte de Bagdá; Unami divulga balanço da violência no Iraque em agosto, quando mais de 800 pessoas foram mortas.

iraque. Foto: Unami/Bikem Ekberzade

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas condenaram, "nos termos mais fortes", um ataque ocorrido neste domingo no acampamento de Ashraf, no Iraque. O local serve de residência para dissidentes do governo.

No incidente, 47 pessoas morreram e várias ficaram feridas, mas ainda não está claro de quem foi a autoria do ataque. Uma nota do porta-voz do Secretário-Geral destaca que a ONU "deplora os eventos trágicos ocorridos em Ashraf."

Investigação

Ban Ki-moon apela para a restauração imediata da segurança no campo e lembra ser responsabilidade do governo iraquiano garantir a segurança dos residentes do acampamento. Na nota, Ban pede ainda ao governo  que investigue imediatamente os fatos.

A Missão da ONU de Assistência ao Iraque, Unami, foi informada pelas autoridades iraquianas que apoio médico já foi enviado ao local. A Unami planeja enviar rapidamente uma missão ao campo, para fazer sua própria avaliação do incidente.

Agosto

O ataque também foi condenado pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, que lembrou que "o uso da violência contra a população civil é inaceitável em qualquer circunstância".

Neste domingo, a Unami divulgou o balanço da violência no Iraque no mês de agosto. Segundo a missão, 804 iraquianos foram mortos e outros 2,030 ficaram feridos em "atos de terrorismo e violência".

Os civis eram a maioria dos mortos e outras 88 pessoas eram integrantes das forças de segurança do país. Bagdá foi a localidade que mais registrou incidentes.

A Unami lembra que apesar das casualidades de agosto terem sido menores do que as de julho, o "impacto da violência nos civis é perturbadoramente alto."

Desde o começo do ano, mais de 5 mil civis foram mortos e outros 12 mil ficaram feridos no Iraque.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031