Abbas quer total apoio internacional nas negociações com Israel

Ouvir /

Líder do Estado da Palestina afirma à Assembleia Geral que meta é a paz duradoura e o estabelecimento imediato de um Estado soberano; segundo Mahmoud Abbas, houve 708 ataques terroristas desde o começo do ano.

Mahmoud Abbas Foto: ONU/Evan Schneider

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O líder do Estado da Palestina discursou nesta quinta-feira na Assembleia Geral, onde ressaltou a importância das atuais negociações com Israel, que estão sendo mediadas pelos Estados Unidos. 

Mahmoud Abbas falou pela primeira vez na condição de Estado observador não-membro da ONU, status definido em novembro do ano passado.

Ataques

Segundo Abbas, desde o começo do ano, "houve 708 ataques terroristas contra mesquistas, igrejas, plantações, casas e propriedades de palestinos". Ao plenário da Assembleia Geral, ele perguntou se existe alguma dúvida de que o povo palestino precisa de segurança.

O líder do Estado da Palestina afirmou que os objetivos das atuais negociações com Israel são garantir a paz duradoura, que leve ao estabelecimento imediato de um Estado independente e soberano, tendo como capital Jerusalém Oriental.

Assentamentos

Abbas destacou que o povo palestino busca viver em paz e em segurança ao lado de Israel. Ele citou que as negociações precisam de todo o apoio da comunidade internacional.

Mahmoud Abbas pediu também que os países continuem em alerta e condenem qualquer ação que mine as conversações, em especial a construção de assentamentos israelenses em territórios palestinos.

Abbas disse estar confiante de que o povo de Israel também deseja a paz e ressaltou que o Estado da Palestina acredita na ideia de que israelenses e palestinos são "parceiros na construção da paz".

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031