Unicef: amamentação é o modo mais barato de alimentação da história

Ouvir /

Segundo Fundo da ONU para a Infância, nenhuma outra intervenção tem tanto impacto sobre bebês e mães; Semana Mundial da Amamentação começa nesta quinta-feira e segue até o dia 7.

Foto: Semana Mundial da Amamentação 2013/Waba

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Semana Mundial da Amamentação começa nesta quinta-feira, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, informando que o aleitamento materno é o método mais barato e eficaz de alimentação da história.

Mas a agência da ONU lamenta que menos metade dos bebês com até seis meses recebam exclusivamente o leite da mãe. O Unicef destaca ser essencial uma forte liderança para promover a prática.

Rotina

Em  Maputo, capital de Moçambique, Susana Facitela contou à Rádio ONU que ficou mais difícil amamentar seu bebê depois que voltou a trabalhar.

"Por causa do trabalho, não é toda hora, não é sempre que a criança precisa, porque saio de manhã para o trabalho e volto à hora do almoço e é naquela hora que dou o leite. Na minha ausência, toma o leite artificial, é o conselho que tive. Os primeiros seis meses tem que ser só o leite materno, mas eu acho que depois dos seis meses pode acrescentar uma outra alimentação."

Imunidade

O Unicef lembra que o aleitamento materno é a primeira forma de imunização do bebê e pode salvar vidas. Crianças que são exclusivamente amamentadas têm 14 vezes mais chances de sobreviver aos primeiros seis meses de vida.

Receber o leite da mãe a partir do primeiro dia de vida reduz o risco de mortes prematuras em 45%. A agência destaca que o aleitamento ajuda a prevenir a obesidade e doenças crônicas na vida adulta.

A Semana Mundial da Amamentação termina em 7 de agosto.

Leia também:

OMS: Apenas 38% dos bebês são alimentados com leite materno

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031