Ocha quer ação imediata para ajudar República Centro-Africana

Ouvir /

Chefe da agência humanitária da ONU disse que o país pode se tornar um Estado falido se comunidade internacional não agir; Valerie Amos afirmou que toda a população foi afetada pela crise.

Valerie Amos discursa no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A chefe do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, Valerie Amos, alertou que a República Centro-Africana pode se tornar um Estado falido se a comunidade internacional não agir imediatamente.

A declaração de Amos foi feita num briefing no Conselho de Segurança sobre a deterioração da situação humanitária no país africano.

Emergência

Ela disse aos integrantes do Conselho que o problema passou de uma crise de longo prazo de pobreza e vulnerabilidade crônica para uma emergência complexa, caracterizada pela violência.

Amos afirmou que essa crise pode se espalhar para outros países se não for tratada de forma adequada.

A ONU calcula que toda a população da República Centro-Africana, aproximadamente 4,6 milhões de pessoas, tenha sido afetada pelos problemas.

Rebeldes

Segundo a chefe do Ocha, a situação começou a se deteriorar em dezembro do ano passado quando os rebeldes do grupo Seleka tomaram o controle de cidades na região norte do país, antes de seguirem para a capital, Bangui.

Amos explicou que dos 4,6 milhões afetados pela crise, 1,6 milhão necessitam urgentemente de assistência, incluindo alimentos, água, saneamento básico e segurança.

Ela pediu ao Conselho de Segurança que adote medidas para restaurar a segurança e a estabilidade na República Centro-Africana e também que o órgão da ONU informe a todas as partes envolvidas no conflito sobre suas responsabilidades perante as leis internacionais humanitária e sobre os Direitos Humanos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930