Na ONU, centenas participam na 12ª Assembleia Internacional da Juventude

Ouvir /

Secretário-Geral aponta desafios que incluem a busca de empregos, oportunidades, justiça social e sustentabilidade ambiental; mensagem da ONU pede influência juvenil no consumo e com a sua voz.

Maior geração de jovens. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*   

Centenas de jovens de várias partes do globo participam desde esta quarta-feira na 12ª Assembleia Internacional da Juventude.

A música também fez parte da abertura do evento, que decorre na Assembleia Geral, para criar novas lideranças para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O plano deve seguir-se ao prazo estipulado para o cumprimento das metas de desenvolvimento global, definidas até 2015.

No encontro, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, realçou a importância do papel dos jovens no mundo.

Desafios

Em mensagem de vídeo, Ban afirmou que os participantes pertencem a maior geração de jovens que o mundo teve até ao momento. Segundo o chefe da ONU, a juventude tem vários desafios pela frente, como empregos, oportunidades, justiça social e sustentabilidade ambiental.

O Secretário-Geral lembrou que o prazo para as metas do milénio está à beira do fim e que muito ainda precisa ser feito.

Trabalho

Para Ban, os líderes mundiais tem a responsabilidade de garantir um futuro sustentável cabendo aos jovens cobrar tal responsabilidade.

Ao mencionar "O Futuro que Queremos", título do documento final da Cimeira Rio+20, Ban destacou que os quando se trabalha em conjunto pode-se chegar ao objetivo.

Exemplo

O chefe da ONU afirmou que os jovens devem exercer influência, tanto como consumidores como comentadores, além de impulsionar o mundo através de suas ideias.

O exemplo da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que quase morreu após sofrer um ataque de extremistas talibãs por vontade de prosseguir os estudos, foi citado por Ban Ki-moon. O chefe da ONU defende que "os jovens possam agir de acordo com suas convicções."

*Apresentação: Eleutério Guevane.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930