Inspetores da ONU visitam local de suposto ataque químico na Síria

Ouvir /

Comboio do grupo havia sido alvejado a tiros e teve que retornar a Damasco; após ter o carro substituído, comissão visitou hospital, conversou com sobreviventes e médicos e coletou amostras para investigação sobre o incidente no último dia 21.

Åke Sellström. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Uma equipe de inspetores de armas das Nações Unidas conseguiu realizar a visita ao local de um suposto ataque químico, perto de Damasco, capital da Síria.

A informação foi dada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que está realizando uma viagem oficial à Coreia do Sul.

Autorização

Ban contou que conversou com a chefe para o Desarmamento, Angela Kane, que relatou a ele os trabalhos dos inspetores.

O grupo que havia obtido autorização do governo sírio para investigar o incidente, nesta segunda-feira, foi recebido a tiros, que atingiram o comboio da ONU.

Após retornar a Damasco para ter o carro substituído, os inspetores voltaram a Ghouta, onde visitaram hospitais, conversaram com sobreviventes e médicos sobre o ataque, ocorrido no último dia 21.

Segundo agências de notícias, os inspetores de armas, liderados por Aka Sellstroem, também coletaram amostras do local.

Ban encerrou a nota dizendo que pediu à alta representante para o Desarmamento para registrar uma reclamação séria ao Governo da Síria e às autoridades das forças de oposição pelo ataque ao comboio da ONU.

Ele disse que os tiros contra o carro jamais deveriam ter acontecido. Ban afirmou esperar que a segurança da equipe de investigadores seja realizada a partir de amanhã.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031