Equipe de investigação da ONU pronta para visita à Síria

Ouvir /

Porta-voz das Nações Unidas disse que Ake Sellströn, chefe do grupo, finalizou os trabalhos de logística e está pronto para partir; ONU continua negociações para receber autorização do governo sírio para visita.

Ake Sellström Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O porta-voz da ONU informou, esta terça-feira, que a equipe de investigadores liderada por Ake Sellström finalizou os trabalhos de logística e está pronta para seguir para a Síria.

O grupo, que vai avaliar se armas químicas foram utilizadas no país, aguarda agora somente a autorização do governo sírio para viajar.

Consultas

Nesse sentido, a alta representante das Nações Unidas para o Desarmamento, Angela Kane, continua suas consultas com o governo da Síria para um acordo, o mais rápido possível.

O objetivo é chegar a consenso sobre os tipos de cooperação entre os dois lados para garantir que a equipe possa realizar a missão de forma eficaz, segura e apropriada.

Segundo o porta-voz, assim que o governo sírio aceitar os termos do acordo, a equipe de investigação seguirá imediatamente para o país.

Alimentos

Em relação à crise humanitária na Síria, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, informou que conseguiu atingir a meta de fornecer comida a 2,9 milhões de pessoas no mês de julho.

Em agosto, o objetivo da agência é ampliar a assistência para 3 milhões de sírios. O PMA ajuda também a 1,1 milhão de refugiados sírios em países vizinhos.

As operações humanitárias da agência na Síria estão com um déficit de US$ 607 milhões. O PMA precisa de, pelo menos, US$ 30 milhões por semana para ajudar os sírios atingidos pela crise no país.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930