Em NY, brasileiros participam de workshop sobre Simulação da ONU

Ouvir /

Estudantes universitários organizam atividades que simulam o trabalho dos órgãos das Nações Unidas; eles participam de palestras sobre resoluções adotadas na Assembleia Geral e no Conselho de Segurança.

Iago, Nádia e Henrique na sede da ONU.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Henrique Guedes estuda direito na Paraíba e há três anos ajuda a organizar em escolas e universidades simulações sobre o trabalho das Nações Unidas.

"O que acontece é geralmente um grupo de estudantes que se reúne, decide fazer uma simulação e escolhe um organismo internacional, como o Conselho de Segurança, escolhe um tema atual, como a crise na Síria e uma pessoa irá representar os Estados Unidos, a outra representa a Rússia, etc. As pessoas vão estudar tanto o tema como a posição de cada país em relação a esses temas."

Diplomacia Internacional

Henrique é um dos 80 estudantes de 36 países escolhidos para participar de um workshop na sede das Nações Unidas, em Nova York, criado especialmente para jovens, que como ele, organizam as Simulações da ONU.

No evento, que termina esta quinta-feira, eles aprendem sobre a estrutura de liderança da ONU, como são decididas resoluções adotadas pela Assembleia Geral e Conselho de Segurança e outros procedimentos da organização.

Troca de Informações

Em Nova York, Henrique Guedes contou à Rádio ONU sobre os ensinamentos que irá levar no retorno ao Brasil.

"Se nós nos dizemos simuladores das Nações Unidas, necessariamente temos que ser o mais fiel possível (ao sistema ONU). Até que ponto nós podemos dividir nossos comitês, como Conselho de Segurança, Conselho de Desarmamento, Conselho Econômico e Social, da mesma forma como é feito nas Nações Unidas. Nossa presença nesse workshop tem sido muito boa, por esse intercâmbio entre os países. Conheci aqui pessoas da França, da Tunísia, de Gana."

Já Nádia Nogueira participa das simulações da ONU desde a adolescência. Com 20 anos, a estudante de direito do Ceará falou sobre a experiência de passar uma semana na sede das Nações Unidas.

Milhares de Estudantes

"Vivenciar Nova York, vivenciar a ONU, está sendo algo bem diferente. Eu aprendi muito sobre as regras, a forma como eles (Estados-membros) decidem buscar um consenso generalizado e também sobre a estrutura das Nações Unidas em si. A gente tende muito a pensar em simulação do ponto de vista dos delegados, mas a gente nunca para realmente para pensar em o quanto a estrutura da ONU tem que ser, quantos tipos diferentes de empregos, de funções existem na estrutura da ONU em si."

No Brasil, as simulações da ONU ocorrem desde 1998. Em todo o mundo, calculam-se que 400 mil estudantes participem todos os anos das atividades, que acontecem desde escolas primárias até universidades.

O próprio Secretário-Geral Ban Ki-moon participou do projeto quando era estudante, na Coreia do Sul.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930