Discurso racista se espalha rápido pela internet

Ouvir /

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fez o alerta na abertura da 83ª Comissão sobre a Eliminação da Discriminação Racial; problema aumenta pela falta de uma definição universal sobre o que constitui um discurso desse gênero.

Flávia Pansieri. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fez um alerta sobre o que diz ser a rápida propagação de discursos racistas pela internet e pelas redes sociais.

A vice-alta comissária da ONU para o assunto, Flávia Pansieri, disse que o problema aumenta pela falta de uma definição universal aceitável sobre o que constitui um discurso racista.

Prevenção

Pansieri fez a declaração na abertura da 83ª sessão da Comissão sobre a Eliminação da Discriminação Racial, que está acontecendo em Genebra.

Segundo ela, a incorporação dos direitos humanos no currículo escolar representaria um avanço na prevenção e na erradicação de todas as formas de discriminação e intolerância.

Pansieri pediu ainda que a Comissão examine e adote medidas concretas para diminuir a discriminação e os atos bárbaros cometidos contra pessoas que sofrem de albinismo.

Sequestro

A vice-alta comissária da ONU disse que as pessoas que têm essa condição estão sendo sequestradas em vários países africanos. Algumas são desmembradas vivas.

Pansieri afirmou que o relator especial da ONU sobre o assunto apelou aos países que façam mais para esclarecer a população que os albinos devem ter seus direitos respeitados e protegidos.

A Comissão está revisando, nesta sessão, os relatórios enviados pelo Chile, Chade, Chipre, Burkina Fasso e Belarus. O grupo vai analisar também a situação na Jamaica, na Suécia e na Venezuela.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930